Friday, August 26, 2011

Carta para um jovem amigo

Caro J

Vejamos então, J. Para já são pensamentos que me ocorrem aqui mesmo.


O Messianismo ou qualquer doutrina messiânica -do ponto de vista religioso- não pode pertencer ao Cristianismo, seria uma contradição de Fé, seria afirmar uma coisa e o seu contrário: uma espécie de
Um - Cristo (que dá nome à sua religião)- a - Vir.

Ser cristão/evangélico messiânico é portanto uma contradição.

Os Movimentos que vão nesse sentido visam, do meu ponto de vista, a conversão dos judeus a Cristo - o Movimento moderno Judeus para Jesus, por exemplo. Mas tal movimento pode colocar em causa a Doutrina Bíblica do Novo Testamento quanto à vinda do Lógos- o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.

O crêr - como alguns Movimentos Judeus Messiânicos crêem- num Yeshua como sendo o Messias, pode levar-nos à confusão da pergunta: O Yeshua/Jesus que já veio no NT, ou que há-de vir, segundo o Talmude, segundo o judaismo mais ortodoxo.

Por exemplo, os Essênios do Qumrâm esperavam Aquele que viria lutar com as armas da Luz. Manuscritos do Mar Morto exibem isso.

A questão deve ser abordada quase como uma verdade à Monsieur de Lapalisse: O Judaismo, ortodoxo, contemporâneo, crê de facto num Messias a Vir, o Cristianismo /os Evangélicos/os Católico-Romanos / Ortodoxos / creêm num Cristo que veio.

A figura do Messias, o estudo do mesmo, é histórico e teológico....penso que os Messiânicos - salvo melhor opinião- estão só no domínio da teologia. O Cristianismo, obviamente, tem-na como base estruturante da Doutrina Cristológica, mas já passou também para o plano da História: O MESSIAS(no hebraico), O CRISTO (no grego) já veio.


Tome estes apontamentos como uma espécie do seu Amigo e Irmão a pensar alto para ele próprio.

  ( voltaremos ao assunto).

Um abraço. João

Wednesday, August 03, 2011

O Construtor

“Se o Senhor não edificar a casa,
em vão trabalham os que a edificam”
Salmo 127, 1

A construção vem de cima
escava-se
nos alicerces do céu
começa para lá do algodão
das nuvens, desce nas colunas
de mármore desde o azul, sem ruído
O Construtor toca com o arco
do violino celeste
de lápis-lazúli e edifica a nossa casa
desde o universo.


2/8/2011