Tuesday, November 12, 2013

JONAS


 Eu não sou ninguém. Deixem-me dormir!
(do poema Talvez me chame Jonas)
León Filipe
 






Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela
dizia Deus, enquanto em Jope os remadores exercitavam
os músculos para o remo
a longa viagem para Társis através dos altos
castelos do mar, deixem que os conquiste
através do sono, deixai-me dormir
homens do mar, deixai-me rasgar o asfalto
das águas nos meus sonhos, aqui
no recanto mais escuro do navio
Mas é no mar que se faz a tempestade
O meu corpo por um barco e sua carga
e os homens, com os olhos sem outra chave
senão o medo para abrir a alma
e foi tudo
até que o grande peixe me fechou
na sua caverna, nas raízes do mundo
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela
disse de novo Deus, sentado à minha espera
abrindo os ferrolhos das trevas.

10/11/2013
©


No comments: