Wednesday, January 21, 2009

Com Obama todos somos nós

Blockquote
Comentário postado no Público on line
21.01.2009 - 13h02 - João Tomaz Parreira, Aveiro/Portugal
Lembro-me ainda que em Novembro de 1960, estava no Posto Médico da Senhora da Hora, Porto, com a minha mãe, grávida da minha irmã. Ouvi que ganhara a Presidência na América John Kennedy. Depois, até 1963 fui acompanhando conforme os meus 14,15,16 anos permitiam, toda a acção do meu Ídolo: Kennedy, até ao fatídico dia 22 de Novembro. Hoje, com 61 anos, volto a ter um paradigma, talvez mais: no nosso século XXI, tenho e o Mundo também, um Arquétipo em Barack Obama. O seu discurso inclusivo, a sua belíssma retórica identificativa, implica-nos a todos. Com Obama todos somos nós.

2 comments:

rui miguel duarte said...

Caríssimo João Tomaz,
Toda a correcção e esclarecimento são bem-vindos.
Mas posso dizer que entendera as diferentes intenções da utilização do termo "ídolo" por ti, tanto quanto são diferentes os tempos da adolescência e do início da terceira idade. Entendi que Kennedy fora um ídolo para ti, e que hoje o apreço por Obama resulte da apreciação e avaliação de pessoas e acontecimentos.
Quanto à ironia no último verso, não fora para mim óbvia inicialmente, pois fizera apenas uma leitura rápida do poema. E que haja "alguma ironia". Será a ironia de quem já viveu uns anos largos e aprendeu a conhecer o humano. Um tempero resultante da experiência. Todavia com esperança, pois sabe que esta tem razões e sabe em quem a colocar, Aquele que é infalível. E sabe, comedida e lucidamente, que mesmo assim, ainda pode colocar alguma esperança no humano. Que esta é limitada porque colocada no humano, mas sabe que há homens mais bem formados e educados do que outros, sejam ou não nascidos de novo, e que de tais homens é justificável esperar urbanidade, cortesia e generosidade, uma herança mais positiva. Dirigidos pela "graça comum".
Por isso é expectável esperar mais tudo isto de Obama do que de Bush. Que deixe a América e o mundo melhor em algumas coisas (não perfeitos, porque isso só Cristo em nós) — já será excelente e motivo de gratidão. Por isso Paulo ensinou que deveríamos orar pelos líderes.

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,