Wednesday, July 14, 2010

Os Desencontros da Aculturação

Uma nota do contista e poeta João de Mancelos:

O "encontro" entre os europeus e os ameríndios permitiu-lhes perderem vidas, línguas, mitos, territórios, tradições, modos de vida. Hoje as estatísticas indicam que o alcoolismo, o suicídio, o desemprego e a violência doméstica, tanto entre os ameríndios a viverem nas cidades como os das reservas são mais altos do que em qualquer outro grupo étnico. Não foi um encontro muito feliz, como Joy Harjo, Sherman Alexie, Roberta Hill Whitman e tantos outros escritores afirmam, e dezenas de milhares sentem na pele. O "encontro de culturas" é uma treta made in historiadores europeus e euro-americanos desejosos de lavarem a cara da história.

Um excerto de uma história de Joy Harjo (poeta ameríndia):

"(...)
Num banco de jardim vemos uma avó Athabascan, dobrada sobre si, cheirando a duzentos anos de mijo e sangue, os olhos fechados para uma escuridão desimaginada, onde ela está sepultada em dor e já nada faz sentido.

(...)
E penso na prisão da sexta avenida, em Los Angeles, onde homens negros e índios cumprem pena, onde o Henry foi atingido oito vezes à porta de uma loja de bebidas, e quando o carro se afastou, viu, surpreendido, que ainda vivia, sem buracos de balas, apenas oito cápsulas espalhadas em seu redor, no passeio. Todos nos rimos da impossibilidade disto, mas também da verdade. Porque nunca ninguém acreditaria na fantástica e terrível história daqueles que não era suposto terem sobrevivido."

(Trad. J. Mancelos)

Material extraído, com permissão do autor, do Facebook

No comments: