
ARQUIPÉLAGO FLUTUANTE
Viajam com as cabeças de fora
cortam a espuma
do vento nas ondas
cortam o rosto com sal
viajam com o corpo
uns dos outros
vão no arquipélago
gulag
do mar
vêm
em direcção a ti
terra
vêm
como
ninguém
30/12/2006
Papéis com apontamentos de um percurso de cinquenta anos de pensamento evangélico, desde 1964. Este Blog não respeita o Acordo Ortográfico
«Elevo os meus olhos para os montes.
Sylwia Kapuscinski for The New York Times


Dos touros rupestres de Lascaux, com a sua semiologia, ao cavalo germinal e ao touro tutelar da Guernica, de Picasso, a distância é longa, de facto, e seria de anos-luz se estivéssemos a tratar meios comunicacionais entre galáxias diferentes. A verdade é que essa comunicação apresenta-se com sinais da mesma entidade, o ser humano, que comunica entre si num mesmo lugar que é a Terra.
Há apenas cinco décadas atrás pensava-se que o cinema, dada a sua índole cultural, não se impunha a si próprio a obrigação de comunicar factos nem verdades. Como é exigido aos mass media em geral. O cinema era Arte, a designação comum em que se estruturava a ideia sobre esse meio de comunicação.Queda
"Quanto a mim, com justiça verei a tua face;
ao despertar, eu me saciarei com a tua imagem." (Sl 17,15)
assombro
sombras erodindo a face trágica
ofélia e julieta jazem
ávidas
e as cotovias sujam as manhãs
(quase como arribaçãs)
teu peso
é como água morta sobre a página
é um escorpião picando
a alma
o despertar da fome (solidão)
eu homem
meu nome foi espelho e ave tácita
hoje é sol ardendo o rosto
inválido
onde a cruz de uma saudade cai
(signo torto contra o
Pai)


O documento de 26 folhas denominado Evangelho de Judas, um estranho papiro que sofreu as dores de parto de uma história rocambolesca para aparecer, «escrito» por membros da seita gnóstica e herética no século II, não «existe» enquanto Teologia.
Influenciado pelos mestres do colégio, tanto quanto pela leitura do Peregrino de Bunyan e de uma biografia do Dr.Livingstone, toma parte em actividades evangélicas e visita a gente miserável dos mocambos recifenses.
Joseph Ratzinger deu início com uma metáfora ao chamado exercício espiritual da Quaresma na última Páscoa.
Verão de 1977, sábado, hora do fim de mercado de rua, talvez por se chamar Church Street, ali para os lados da Edgwere Road difusamente na memória, encontrei no lixo esta preciosidade.
(c) Fotografia extraída do «New York Times» on line, publicada ontem, dia 12.
Cidades felizes hoje já não existem, porque cada nova manhã pode trazer em si o pesadelo. Nova Iorque, a 11 de Setembro acordou radiosa, mas a luminosidade do céu sobre a Downtown escondia os pássaros prateados da morte.
Edição da Pró-Luz, em 1975
Contra os lobos defenderei a casa
«Do ponto de vista cristão, designadamente do cristão evangélico, quanto mais livre o homem pretende ser de Deus, menos humano é.»Um excerto da Conferência.
Contagem de Estrelas, poesia evangélica, 1996 , 5,00€
DA LIBERDADE CRISTÃ, de Martinho Lutero
Desconversável
Das Actividades Sócio-Profissionais da ASPEC(Associação de Profissionais e Empresários Cristãos), entre Janeiro e Abril 2006, extraímos, da 2ª Semana, o seguinte evento:

